Dicas de práticas de boa vizinhança

Dicas de práticas de boa vizinhança






A boa qualidade de vida depende também de uma boa vizinhança, concorda?





Um vizinho inconveniente, com atitudes que incomodam e prejudicam os outros moradores, não é alguém que sabe conviver em harmonia com outras pessoas. E você não quer ser esse vizinho, certo?





Então, para te ajudar a ser um bom vizinho e para que você possa auxiliar outras pessoas a respeitarem o ambiente das outras, preparamos algumas dicas de práticas de boa vizinhança.





Respeite as regras





O primeiro passo para haver uma boa vizinhança é respeitar as leis e regras de convivência. Entre essas normas estão a lei do silêncio, que proíbe o barulho elevado após certo horário, os horários para uso das áreas comuns dos condomínios (piscina, parque, salão de jogos, salão de festas etc.), não fumar em locais fechados (exceto dentro de sua própria casa), utilizar salões de festas com responsabilidade e limpá-los ao final, quando necessário. Entre outras regras que variam de acordo com os condomínios/prédios.





Cuidado com barulhos desagradáveis





Em paralelo com a dica de respeitar as regras, achamos importante orientá-lo a evitar barulhos inconvenientes mesmo dentro do horário em que não há restrições. Isso porque, colocando-se no lugar do outro, pode-se perceber que não seria nada legal estar passando o dia na sua casa com barulhos desagradáveis vindos dos seus vizinhos.





Foque na conciliação sempre que houver conflito





Sabe-se que, vivendo em comunidade, raramente não existirá conflito. Portanto, você precisa estar preparado para lidar, da melhor forma possível, com os diferentes tipos de problemas e pessoas, buscando sempre a conciliação e evitando possíveis brigas, que causam mal estar e abalam diretamente a qualidade de vida de todos os moradores envolvidos ou não. Foque sempre na solução e não no problema.





Quando necessário, em casos específicos, chame o síndico para ajudar a resolver a situação, pois ele deve ser um conciliador.





Solidarize-se com seus vizinhos





Pensando na harmonia que deve haver na boa vizinhança, seja solidário com os moradores de seu condomínio ou prédio para que eles também sejam com você. A solidariedade é um importante fator para se viver bem em comunidade. Então, quando alguém precisar de, por exemplo, um pouco de açúcar ou ajuda para estacionar o carro, ajude. E quando você precisar, também poderá contar com seus vizinhos.





Participe das reuniões e assembleias





Para ficar ciente do que está acontecendo no seu ambiente e poder colaborar positivamente para o bem estar de todos, compareça às reuniões e assembleias, dando sempre a sua opinião, com respeito, e propondo melhorias.





Essas foram algumas dicas importantes que podem ajudar você e os moradores de seu prédio ou condomínio a manterem a boa vizinhança, ou melhor, a boa convivência em comunidade.


Copyright © - Todos os direitos reservados.